São vários os detalhes que envolvem um processo perfeito. Medir as correias adequadamente é um deles. Isso porque, se ideal, elas possuem a capacidade de melhorar o desempenho do motor, evitando desgastes, manutenções desnecessárias e redução de sua vida útil.
Realizar uma pesquisa prévia de medidas de acordo com as numerações e recomendações dos fabricantes é uma dica importante tanto quanto se atentar à procedência, espessura e tamanho de acordo com as especificações técnicas na hora de comprar e, após escolhida, medir sua correia.
As correias são utilizadas há mais de 200 anos. Suas primeiras versões eram planas e funcionavam com polias planas. Mais tarde, em 1917, surgira a correia em V de borracha vulcanizada. Logo após, em 1950, as correias sincronizadas ou dentadas surgiram com objetivo de eliminar as variações de velocidade.
Atualmente, todas elas são utilizadas na indústria na transmissão de força e trazem inúmeros benefícios se ajustadas e utilizadas corretamente como baixo custo, boa combinação de flexibilidade, instalação/manutenção relativamente fáceis e requisitos mínimos de espaço.
Para um melhor aproveitamento das correias e, consequentemente de todo o maquinário, separamos algumas instruções/dicas de como medir adequadamente cada tipo de correia. Confira:
Observe: toda correia de transmissão padronizada nos sistemas DIN ou ISO devem ser marcadas com:
Caso seu fornecedor não lhe entregue correias que atendam os requisitos acima, desconfie e procure informações na hora. É necessário que se faça parcerias sólidas e de confiança. A indústria não pode parar!
Encontre correias e suporte na Centrobor!
Contamos com um portfólio e uma equipe técnica especializada para lhe atender da melhor forma! Aliás, já são 27 anos entregando soluções para a indústria.
Caso tenha dúvidas sobre medições e qual correia ideal para sua indústria, entre em contato e saiba mais!