As correias dentadas garantem uma transmissão da força totalmente sincronizada, uma vez que os dentes proporcionam uma união positiva entre o pinhão e a correia. Ou seja, profissionais que se apropriam das correias dentadas de metal possuem a seu dispor atributos e benefícios que não têm quando usam outros tipos de materiais como:
Uma correia dentada é constituída por quatro componentes principais:
Ao projetar correias para aplicações que envolvam temperaturas extremas, as propriedades específicas do material da correia devem ser consideradas para alcançar o desempenho ideal. A Centrobor pode ajudá-lo a escolher o material certo para sua correia dentada com aconselhamento especializado baseado em anos de experiência lidando com aplicações desafiadoras de automação de alta e baixa temperatura que exigem tempo preciso.
Temperaturas extremas podem reduzir a vida útil do seu equipamento, causando danos que resultam em ajustes, substituições e reparos frequentes e dispendiosos. Materiais inferiores, como plástico, borracha ou tecido, deformarão, queimarão ou se desfarão quando expostos a altas temperaturas. Em temperaturas extremamente frias, os materiais da correia encolherão ou se tornarão quebradiços, levando à eventual falha da correia. A escolha de um material capaz de suportar o estresse contínuo de um ambiente de temperatura extrema ajudará a manter a eficiência operacional, evitando danos desnecessários.