Dentro da indústria, há componentes fundamentais para o funcionamento de processos perfeitos como as correias industriais. Elas são similares a cintas compostas por camadas de lonas e borrachas vulcanizadas, por isso, elas são bastante flexíveis e tem como principal função transmitir força e movimento de uma polia/engrenagem para outra além da redução de custos em seus processos.
Desde a Primeira Revolução Industrial que garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo, ocorrida na Inglaterra no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. O setor industrial tem crescido cada vez mais e sendo beneficiado de melhorias decorrentes dos avanços tecnológicos, o que proporcionam maior rapidez e produção em alta escala, principalmente na automação de processos.
A produção industrial tem como objetivo suprir as mais variadas demandas para a sobrevivência humana. Ela realiza a produção desde um simples clipe de papel até carros, aviões, jatos, e, para isso, usa tecnologias, máquinas e ferramentas, além das próprias instalações fabris e mão de obra humana.
A utilização de motores elétricos, tecnologia presente em todos os segmentos, é um dos pontos principais na eficiência produtiva de uma empresa e alvo de estudos sobre sua melhor utilização, objetivando a redução de custos com manutenção e energia elétrica.
O sistema de transmissão de potência é um dos pontos críticos de todo o sistema, local onde ocorrem grande parte das perdas. Diversos mecanismos podem ser utilizados, variando de acordo com o custo, aplicação e eficiência.
Nesse sentido a utilização de correias industriais é um dos meios mais difundidos na transmissão de força dos motores, mudando seu formato e características técnicas em função da aplicação e do material disponível.
Os custos com manutenção também são outro ponto importante: A maior vida útil do produto reduz drasticamente os custos com paradas de fábrica para substituição das correias industriais, proporcionando o aumento da produtividade em geral.
Aliar redução de custos de uma área a outra dentro da indústria pode ser muito benéfico para todo o sistema, sua produção e também para o seu bolso! Por isso, separamos mais algumas dicas para redução de custos na hora da realização da manutenção industrial. Confira:
Por fim, se você ficou com alguma dúvida consulte a Centrobor!
Há 27 anos entregamos soluções de alto padrão para toda a indústria! Entre em contato.